Header Ads

Garotas à Frente: grupo feminista Pussy Riot se apresenta em São Paulo


Em fevereiro de 2012, cinco mulheres entraram com instrumentos e amplificadores na Catedral de Cristo Salvador, no centro de Moscou, e fizeram uma oração punk, com a música “Virgem Maria, Tire o Putin do Poder”. Elas tocaram e cantaram por exatos 48 segundos antes de serem arrastadas para fora e mandadas embora. Na mesma noite, subiram o vídeo da performance no Youtube, sob o nome Pussy Riot, e em poucas horas se tornaram inimigas nº 1 da Igreja e do Estado. Foram presas, julgadas e condenadas a dois anos de prisão por baderna e incitação ao ódio religioso. Mas também chamaram a atenção da mídia mundial, sendo alçadas ao status de maior grupo de arte performática da Rússia.

Com suas balaclavas coloridas e muito a dizer, as russas do Pussy Riot ganharam notoriedade mundial com performances inusitadas e uso certeiro das redes sociais. As performances viraram shows, e depois de uma extensa turnê pelos EUA e Reino Unido em casas lotadas, elas vêm a São Paulo mostrar sua mistura de arte, música e ativismo, sendo headliners do festival Garotas à Frente, que acontece no dia 20 de abril (sábado), no Fabrique Club (Rua Barra Funda, 1071 – Barra Funda).

O evento vai ter também apresentações de bandas nacionais (Sapataria já confirmada), exposição de artes e workshop do Girls Rock Camp Brasil. Na ocasião, ainda será lançado o livro que dá nome ao festival, “Garotas à Frente”, de Sarah Marcus, que conta a história do movimento Riot Grrrl nos Estados Unidos.

A apresentação do grupo russo, que usa samples de músicas punk como base para uma espécie de pós-electro em um palco repleto de projeções, será conduzida por Nadya Tolokonnikova e mais cinco membros do coletivo.

As Pussy Riot, que foram presas em 2012 e soltas em 2014, não têm o hábito de se apresentarem juntas. Por isso Nadya vem acompanhada por outros membros do coletivo. Segundo ela, o show conta com performances audiovisuais novas dedicadas a temas políticos.

Confira abaixo as informações completas sobre o festival Garotas à Frente, que traz o Pussy Riot a São Paulo em abril.

SERVIÇO
QUANDO?
20/04 (sábado), a partir das 16h.

ONDE?
Fabrique Club (Rua Barra Funda, 1071 - Barra Funda)

QUANTO CUSTA?
1º Lote: R$ 80,00; 2º Lote: R$ 100,00. Clique em "Acesse o site" para comprar seu ingresso (sujeito a taxa de conveniência).

CLASSIFICAÇÃO:
12 anos.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.